terça-feira, 28 de outubro de 2014

O que vale mais: um Batisti na mão ou dois Pizzolatos voando?

O tribunal de Bolonha na Itália negou extradição ao Brasil de Henrique Pizzolato, condenado a mais de 12 anos no processo do mensalão.
Não sei, porque me veio imediatamente à memória o rumoroso caso Batisti.  Na época, acusado de quatro assassinatos na Itália, Batisti entrou ilegalmente no Brasil, e teve sua extradição negada pelo ex-presidente Lula, após o STF ter dado parecer favorável à extradição.
Os especialistas divergem quanto à possibilidade da justiça Italiana dar, na primeira oportunidade, o troco ao que foi considerado um insulto ao povo italiano.
A fuga de Pizzolato do Brasil se deu forma espetacular após o STF ter emitido ordem de prisão contra o mesmo ao fim do famigerado processo. Pizzolato deu um chapéu internacional no Supremo, na policia federal e até na Interpol se mandando de passaporte falso para a Itália onde tem também cidadania reconhecida.
Ficou lá por todo este tempo comendo macarrão e pizza e dando uma grande banana para o governo e a justiça brasileira.
Preso na Itália recentemente por porte de documento falso, (passaporte do defunto irmão), Pizzolato conseguiu se beneficiar da decisão da justiça italiana que alegou sua dupla cidadania e o péssimo estado dos presídios brasileiros.
Dupla humilhação para o Brasil: não mandam o criminoso, e falam mal dos nossos presídios.
Quando o Brasil negou a extradição de Batisti ao pedido da Itália, jogou na privada e deu descarga, no tratado de extradição que assinara com a mesma em 1989.
O povo italiano deve estar agora sentindo o doce gostinho da vingança ao deixar o Brasil com cara de abestado aos olhos do mundo.
Muitos vão dizer que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas não me sai da cabeça, vendo como julgam os juízes, desde os de primeira instancia até o Supremo, que primeiro eles decidem por razões pessoais e mesquinhas, e só depois vão procurar na constituição o capitulo e o artigo que lhes dê guarida na decisão.
Os italianos mandaram o recado. Não respeitamos mais o tal tratado e ainda falamos mal dos presídios brasileiros.
E eu me pergunto o que valerá mais agora para a justiça e para o governo brasileiro: um Batisti na mão ou dois Pizzolatos voando, (o homem vale por dois e tem que devolver o que roubou).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF