quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cristovam Buarque Alerta sobre Exaustão da Economia Mundial


 8/8/2011 15:05, Por Agencia Senado

Em discurso nesta segunda-feira (8), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a economia mundial “está exausta” e pediu uma redefinição do conceito de riqueza.
O senador afirmou que há uma exaustão em diversos pontos da economia e citou como exemplo a Bolsa de Valores de São Paulo, que apresentou índice de desvalorização de até 10% no pregão desta segunda-feira.
Na avaliação de Cristovam Buarque, há também uma exaustão fiscal no mundo inteiro, pois os Estados não têm mais como arrecadar dinheiro, uma vez que a carga tributária já é muito alta. O senador também apontou a exaustão nos serviços públicos diante da demanda da população.
A exaustão no meio ambiente também foi destacada por Cristovam. Para o senador, o crescimento da desertificação e o derretimento das geleiras são mostras de que a “natureza está cansada”. Cristovam Buarque também afirmou que há “um cansaço” no endividamento público e privado no Brasil, com o aumento da inadimplência.
- Existe uma exaustão do modelo de crescimento econômico. A economia começou a ficar, no sistema atual, exausta – disse.
Segundo o senador, essa exaustão tem a ver com o conceito de riqueza. Cristovam Buarque disse que muitos jovens não se sentem mais “tão ricos como os seus pais”. Para o parlamentar, o conceito de pobreza evoluiu para além da falta de alimento e, muitas vezes, é entendida como não ter apartamento maior, não trocar o carro ou não viajar para o exterior.
- Precisamos redefinir riqueza ao invés de redefinir pobreza – disse Cristovam.
O senador lembrou que, na Grécia antiga, o homem rico era o homem culto e, na idade média, rico era aquele que ia para o céu. Cristovam afirmou que o conceito atual de riqueza, “de consumir muito”, veio depois da Revolução Industrial. Em sua opinião, é preciso encontrar alternativa para ao conceito de riqueza.
Cristovam citou como possíveis opções para um novo conceito de riqueza o combate à corrupção e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, afirmando que seria uma grande riqueza ter mais quatro horas livres na semana. Cristovam também pediu uma redefinição do conceito de Produto Interno Bruto (PIB).
- Precisamos de imaginação. Não podemos ficar presos aos conceitos do passado – afirmou Cristovam.
Em aparte, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) elogiou o pronunciamento do colega e manifestou preocupação com o endividamento público brasileiro. Para Ataídes, uma forma de preservar os recursos públicos é combater a corrupção. Cristovam agradeceu a manifestação e disse que uma forma de combater a corrupção é implantar uma educação pública de qualidade.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF