quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sucesso - A Fórmula Mágica



Descobrir uma formula mágica para o sucesso é um dos temas mais recorrentes da nossa avidez cotidiana. É a busca da “pedra filosofal”, do pote no fim do arco-íris, do toque de “Midas”, da idéia genial que resolva todos os nossos problemas e angustias.
Passei toda minha juventude e boa parte da vida adulta tentando encontrar respostas a esta questão, até chegar à conclusão que ela está muito mais perto, e é mais fácil de ser alcançada do que imaginamos.
Pensei nestas buscas pessoais, que o sucesso seria alcançado ao passar em algum concurso público, na compra de um carro, na conquista da pessoa amada, na publicação do primeiro livro, no reconhecimento público de uma obra ou competência.
Ouvia os comentários sobre pessoas que eram usadas como exemplo por terem ficado ricas, conquistado cargos importantes, ganho eleições, etc.
 Enquanto isto aquela sensação de fracasso me perseguia por não ter conseguido fazer vingar nenhum projeto, nenhuma idéia que me servisse de atestado de bem sucedido.
Não conseguia achar minha pedra filosofal, muito menos sentir na conjugação dos fatos a tal conspiração universal de tanto falam os filósofos modernos sobre sucesso e felicidade.
Estas duas palavras são, erroneamente citadas muitas vezes, como sinônimo. Nada mais equivocado. A expressão “vencer na vida” acabou ficando ultrapassada, tanto quanto “futuro garantido” e “velhice tranqüila”.
Isto porque vimos aquelas pessoas de sucesso reconhecido, terem seus projetos, antes tão sólidos, desmoronado como castelos de areia. Se não por questão financeira, por problemas de saúde, drogas, relacionamentos, etc.
Ficou claro para mim que o sucesso é antes de mais nada um sentimento, como alegria, tristeza, e que depende mais de valores intrínsecos, do que de símbolos superficiais e materiais.
Para alcançamos este sucesso amplo e irrestrito temos que tomar algumas decisões pessoais no nível da consciência, e neste sentido podemos nos sentir bem sucedidos num estalar de dedos, mesmo que todos os fatos e circunstancias deponham contra nós.
Podemos nos sentir bem sucedidos sem dinheiro e sem saúde? Pode ser difícil porque a propaganda avassaladora da sociedade de consumo diz o contrario o tempo todo, mas é possível.
Tudo depende do desapego que conseguirmos forjar em nossas aspirações de vida e da despretensão com que transformamos cada oportunidade num motivo de aprendizado e experiência feliz.
O sentimento de sucesso que podemos tomar por decisão pura e simples pode se constituir numa droga positiva aplicada diretamente em nosso cérebro, a criar uma barreira de bem estar, contra toda a cultura degradada e invasiva que nos cerca e oprime.
Podemos transformar todos os prazeres simples e gratuitos da vida em patrimônio de valor imaterial, mas real e alem de tudo imune a todos os acidentes que possam atingir nossos símbolos de status, poder e riqueza.
Podem até dizer que estes pensamentos são consolos dos fracassados e porque não? se nos trouxerem paz de espírito, saúde, bem estar, amizades, coisas que não se compram por dinheiro nenhum do mundo. Não se compram também os talentos que muitas pessoas insistem em manter adormecidos, por permanecerem a maior parte das suas vidas ligadas e atentas aos modelos de sucesso que lhes são oferecidos, como mais um produto das prateleiras dos supermercados.
Carros do ano, casas exuberantes, altos salários, roupas de grife, tudo isto pode ser muito bom se estiverem acompanhados de boa saúde, qualidade e plenitude de vida, bons relacionamentos e amizades.
Se uma vida luxuosa e ostensiva for conquistada à custa do stress, da saúde e do bom relacionamento social e familiar, não haverá recursos suficientes para pagar pela felicidade que tanto almejamos e pelo verdadeiro sentimento de sucesso que pode permear a maior parte de nossa tênue e fugaz existência.
   

                                                                                                     João Drummond




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF