domingo, 18 de setembro de 2011

A Corrupção é o Novo Câncer da Humanidade - Dalai Lama

Dalai Lama prega secularismo moral para milhares de pessoas em SP


SÃO PAULO. Em palestra pública para milhares de pessoas na manhã deste sábado, o Dalai Lama, líder tibetano do budismo, afirmou que, aos 67, já está próximo de dar seu adeus, e insistiu no legado da moralidade secular como forma de promover o entendimento e a paz no mundo nas próximas gerações.
Segundo ele, a religiosidade é uma questão de foro íntimo e cada um deve escolher a crença que melhor lhe couber, inclusive nenhuma. Mas os indivíduos e o sistema educacional devem cultivar valores maiores, em vez de buscar apenas o conhecimento e o avanço material.
À tarde, o último compromisso do líder religioso no Brasil será uma palestra no Sheraton WTC sobre o cultivo das emoções positivas, na qual está confirmada a presença do ex-jogador de futebol, Ronaldo, e sua mulher, Bia. Na quinta ele havia se reunido com empresários e, na sexta, participou de um simpósio científico.
Tenzin Gyatsu, o 14º Dalai Lama, foi recebido com aplausos hoje no pavilhão de convenções do Anhembi, em São Paulo. Porém, a recepção ao prefeito Gilberto Kassab foi menos calorosa: muitos vaiaram o político, que foi receber o katag (lenço branco oferecido em saudações budistas).
No meio de seu discurso, o próprio Dalai perguntou ao público se havia muita corrupção no Brasil e em São Paulo, ao que boa parte reagiu com braços abertos e gritos de "muita" e "very much"!
— A corrupção é como um novo câncer da humanidade. Ela se alastrou pelo ocidente e oriente. A corrupção foi crescendo ao lado do avanço material. Como é a situação no Brasil e em São Paulo? Ela existe? - perguntou o Dalai Lama, que também quis saber da platéia sobre a distribuição de renda no país.
Porém, a mensagem que o líder budista quis imprimir foi a de um legado de secularismo, ao qual fez uma única ressalva, o "secularismo enviesado do comunismo", em alusão à China, que ocupa sua terra natal, o Tibete.
— Há muitos aqui que têm entre 20 e 30 anos. Minha geração está pronta para dizer tchau e ir embora. Mas vocês que são a geração deste século e precisam assumir a responsabilidade e encontrar uma forma para criar um mundo pacífico e compassivo - disse.
O líder explicou que a maior parte da população mundial hoje não está ativamente engajada em práticas religiosas. Portanto, para cultivar bons valores morais, o secularismo seria o mais adequado, apesar de ele defender o espírito de "renúncia" das religiões teístas e os princípios de promoção dos bons atos das tradições não-teístas, como o budismo.
-- Grande parcela da humanidade não tem interesse por uma fé religiosa. Essa é a realidade. Se uma pessoa tem uma crença, isso é questão de foro intimo. Mas não podemos negar que os não-crentes também fazem parte da humanidade. Para eles, a paz interior, a felicidade e a alegria também são valores importantes (...) O cultivo de valores internos formam a base da vida feliz. Isso deve ser feito através da educação, não pela pregação (religiosa). É importante que esses conceitos tenham abrangência universal -- disse o Dalai Lama.
— Precisamos ensinar, do jardim de infância até a faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção no desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral - completou.
Ele também citou a Guerra no Afeganistão como um exemplo de que os caminhos da violência são infrutíferos e passou a pregar pela desmilitarização mundial, que segundo ele começa com o "desarmamento interno".
— Para que se possa alcançar um desarmamento externo, precisamos fazer um desarmamento interno. A raiva, o ódio, o medo e a ganância são as causas primeiras da violência. É importante prestar mais atenção ao nosso mundo interno emocional. A partir da nossa capacidade de lidar com essas emoções negativas, podemos levar o desarmamento externo a acontecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF