quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Justiça no Brasil Funciona?


Nos últimos dias o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou pesquisa onde ficou caracterizada que a “lentidão” é o maior problema da justiça brasileira, pois que, para nada mais nada menos que 87% por cento dos entrevistados, a Justiça tem enorme dificuldade para terminar os processos dentro de um prazo razoável, sendo que apenas 10% por cento acreditam que a Justiça é rápida com freqüência, e somente 3% por cento dizem que isso sempre ocorre.
Participaram de referida pesquisa 46,5% de advogados, partes em processos, 33,7% de estagiários em Direito, 7,9% de advogados públicos, defensores e membros do Ministério Público, e 1,7% de outras categorias não especificadas.
A pesquisa também mostra que as críticas ao Judiciário não se limitam à sua morosidade. Outro item mal avaliado é a espera em filas e o atendimento lento, opinião de 63,3% dos usuários, enquanto 62,7% reclamam que as audiências não são realizadas no horário.
Para 60,7% dos participantes, os servidores não têm atenção e interesse em atender quem necessita da Justiça e 59,6% acreditam que os funcionários não esclarecem corretamente as dúvidas sobre o serviço.
O que nós advogados e aqueles que buscam no judiciário a resolução de seus problemas mais emergenciais, esperam que o Judiciário, consiga em curto espaço de tempo, se aperfeiçoar bem como buscar novas técnicas e fórmulas, que visem agilizar todo e qualquer procedimento, pois que a Justiça feita tardiamente não tem mais o efeito esperado.
E, neste sentido, todos contamos com o inestimável apoio, fiscalização e determinação do Conselho Nacional de Justiça, cujo órgão está sendo bastante enérgico e exigindo que os Tribunais Estaduais e Superiores, em todas as Comarcas Estaduais e das Varas Federais, implementem ações objetivando, pelo menos melhorar um pouco a imagem, da Justiça.
Vamos esperar que logo, sejam concretizadas tais melhorias, pois afinal de contas o povo tem sede e espera que justiça seja feita, o mais rapidamente possível.



*Moacir Gusso 
advogado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF