domingo, 20 de maio de 2012

O Causo Cesare Battisti


(Eita casinho bom pra dar ibope!!!)



  
Já havia desistido de escrever sobre o assunto, mas não dá para dispensar um tema que está na boca do povo, rendendo preciosos cliques para blogs, sites e jornais.
Esta é a história que não quer calar. Ela sempre é encontrada na mídia em duas versões tão distintas que parecem nada a ver uma com a outra.
Vou até fazer aqui um remake destas duas histórias que escrevi no seu auge só por preguiça de pensar de novo.

Lá vai pela primeira vez neste canal, (se o SBT pode porque não este autor que vos escreve?)

A História

A história de Cesare Battisti nos concede um campo de estudo fascinante e estranho onde pelo menos dois enredos se abrem, como se duas versões de um mesmo filme começassem a passar numa tela divida por tênue cortina.
Na saída desta sessão cinéfilos confusos, passam a discutir coisas diferentes, como fossem a mesma, e tentam encaixar dois universo opostos, às leis de uma única realidade.
Não é possível. Os dois universos não se interpenetram e não podem ser traduzidos numa única linguagem.

 Filme I

Num dos filmes vemos A Itália como diz Pedro Del Picha (repórter correspondente da Folha de São Paulo à época):
“O governo, propriamente, era constitucional, democrático, com um Parlamento eleito pelo povo no pleito histórico de 1976, quando o Partido Comunista Italiano quase venceu a Democracia Cristã. Aliás, o PCI sempre foi contra os grupos terroristas, de esquerda e de direita. Tachava-os de antidemocráticos.
Essa também era a opinião do presidente da República, Sandro Pertini, que jamais poderia ser tachado de conivente com a direita. Pertini, socialista histórico, uma lenda da esquerda européia, foi companheiro de cárcere de Antonio Gramsci, ambos presos pelo regime fascista.


Umas das razões para o assassinato de Aldo Moro, segundo inúmeros analistas, foi o fato de ele defender um entendimento direto entre a Democracia Cristã e o PCI. O democrata-cristão e o então líder comunista Enrico Berlinguer propugnavam por um "compromisso histórico" - uma nova aliança entre as duas maiores forças políticas do país, visando a governabilidade e os avanços administrativos que a Itália requeria para superar o pântano da burocracia, a ineficiência crônica do Estado e enfrentar os desafios da revolução tecno-científica que dava seus primeiros sinais.


Este era o pano de fundo onde se criou a versão do filme em que o protagonista Battisti fazia parte de um grupo chamado PAC que visava declaradamente tomar de assalto o poder e implantar a "ditadura do proletariado". Até no nome, por exemplo, a organização Proletários Armados pelo Comunismo dizia a que vinha.
Neste cenário Cesare Battisti era um terrorista comum, responsável pela morte de quatro pessoas e não um perseguido político por um regime ditatorial. Ao contrário, na vigência do Estado de Direito, ele optou, por vontade própria, pela subversão da democracia e, para isso, aceitou e incentivou o recurso às armas e ao terrorismo.

Filme II

No outro filme que se passa na tela ao lado, o governo da Itália é de extrema direita e apóia a operação Gládio que sob patrocínio do EUA, promovia atentados em toda a Europa, tentando conter o avanço do comunismo.
Em 1990, o primeiro ministro italiano confirmou que os “deixados-atrás” do exército, denominado “Gladio” (espada), existiu desde 1958, com a aprovação do governo italiano. No princípio dos anos 70, o apoio comunista na Itália começou a crescer, de maneira que o governo mudou para uma “estratégia da tensão” usando a rede do Gládio.


Em 1972 durante uma reunião extremamente secreta do Gládio, um oficial sugeriu que se fizesse “um ataque preventivo” aos comunistas. Como o jornal britânico The Guardian reportou as ligações entre o Gládio na Itália, todos os três serviços secretos italianos e a ala italiana da Loja Maçônica P2 eram muito bem documentados, porque os chefes de cada unidade da inteligência eram membros da Loja P2.
A tática era de intimidação aos grupos de extrema esquerda entre eles o Proletários Armados pelo Comunismo, do qual fazia parte Cesare Battisti.
Neste cenário Battisti era um militante político na luta pela democracia e pelo estado de direito.

Na Saída da sala de dupla projeção

Dois filmes, duas versões da história. E o que se passou de verdade ficará para sempre encoberto pelo manto do passado, ao sabor das versões que, como um cardápio variado, se dispõe a escolha do que melhor apetece aos nossos valores e crenças.
Com qual história nos identificamos mais? Qual faz mais sentido para nós? Por isto fica difícil o debate critico sobre duas películas diferentes, e que na verdade são versões de uma única história sepultada definitivamente nos sítios arqueológicos do tempo.


Talvez a melhor atitude dos cinéfilos seja se descolar das versões que escolheram inconscientemente e seguir adiante deixando para os livros de história a árdua tarefa de contá-la as futuras gerações. 
Isto porque a vida exige presença e atenção, e ficar remexendo nos fantasmas do passado, com comprometimento emocional pode ser inútil, cansativo e infrutífero.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF