segunda-feira, 13 de junho de 2011

Carta a Um Petista - Por Frei Betto


Posted by Arthurius Maximus



O texto abaixo foi escrito por Frei Beto – um dos fundadores do PT e uma personalidade reconhecida internacionalmente pela sua luta em prol dos ideais progressistas – intitulado “Carta A Um Petista”, o artigo traz considerações feitas por Frei Beto em relação ao atual estado de decomposição moral e ética em que se encontra o PT de hoje.

Mesmo sabendo que aqueles que defendem Lula e seus parceiros, quase com a religiosidade própria de uma seita fanática, não ficarão contentes com o que foi dito pelo frei. Muito provavelmente, as acusações sem imaginação de sempre, tais como “escravo da direita”, “entreguista” e etc… brotarão por aqui. Mas, antes que se prestem a isso, esse pessoal deve pensar numa única coisa: Será que realmente todas as figuras históricas que abandonam e abandonaram o PT (Sandra Starling em Minas, Marina Silva, Heloísa Helena e tantos outros nomes) ou mesmo a militância do Maranhão, que aos gritos de “Heil Hitler”, engoliu a aprovação da aliança do PT com Roseana Sarney naquele estado estão mesmo tão a serviço da “direita”?

Na verdade, talvez, esses fanáticos defensores de Lula e do PT de hoje tenham razão. Essa corja que largou o barco sejam mesmo traidores “de direita” e “a serviço dos tucanos amantes de FHC”. Certeza mesmo é que eles não são honestos e nem probos como são os grandes nomes do “novo PT” como Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio Soares, Silvinho Pereira, Marcelo Sereno, João Carlos Genu, Duda Mendonça, Waldomiro Diniz, Marcos Valério, Waldemar Costa Neto, Roberto Jefferson, Bispo Rodrigues, José Janene, Pedro Henry, Luiz Gushiken (o Ho Chi Min brasileiro), José Borba (a lista é enorme. Apenas citei alguns). A esses senhores devemos reverência e obediência por representarem o que há de melhor na esquerda nacional.

Afinal, não seriam essas pessoas que abandonaram o glorioso PT, apenas fiéis à ética e ao programa do partido que criaram e que hoje está corrompido e entregue a uma canalhada faminta de poder, cargos e recursos públicos? É líquido e certo que exigir coerência e ética é ser “de direita” e amar FHC?

A essas perguntas, Lula e seus atuais fanáticos seguidores, não têm respostas. Mesmo com toda a propaganda institucional – paga a peso de ouro – que esse pessoal derrama, com o único propósito de submeter a verdade a em uma cascata de mentiras e de meias verdades e enganar os incautos esperançosos; fica difícil disfarçar os apoios escusos, as maracutaias freqüentes, as gafes éticas e o constante flerte com o autoritarismo.


CARTA A UM PETISTA”

Frei Beto.

Rio – Meu caro: recebi sua carta na qual descreve a confusão política que o atormenta. Pressinto quão sofrido é ver o seu partido refém de velhas raposas da política brasileira, com o risco de ser definitivamente tragado, como Jonas, pela baleia.

Pergunto-se se o PT voltará, algum dia, a ser fiel a seus princípios e documentos de origem. Hoje, ele luta por governabilidade ou por empregabilidade de seus correligionários? É movido pela ânsia de construir um novo Brasil ou pelo projeto de poder?

Nunca fui filiado a partido, como você sabe e muitos ignoram. É verdade que ajudei a construir o PT, mobilizei Brasil afora as Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral Operária.

Eleito presidente, Lula me convocou para o Fome Zero. Aceitei. Mas o governo que criou o Fome Zero decidiu por sua morte prematura e deu lugar ao Bolsa Família.

Trocou-se um programa emancipatório por outro compensatório. Peguei o meu boné. Tudo isso narrei em dois livros, “A Mosca Azul” e “Calendário do Poder”.

Amigo, não o aconselho a deixar o PT. Não se muda um país vivendo fora dele. Há no PT muitos militantes íntegros, fiéis a seus princípios fundadores e dispostos a lutar por uma nova hegemonia na direção do partido.

Ainda que você não engula essas alianças “espúrias”, sugiro que prossiga no partido e vote em seus candidatos ou nos candidatos da coligação. Mas exija deles compromissos públicos. Lute, expresse sua opinião, revele sua indignação.

Ajude o PT a recuperar sua credibilidade ética e a voltar a ser expressão política dos movimentos sociais que congregam os mais pobres e as bandeiras que exigem reformas estruturais no Brasil.

(Fonte: Jornal O DIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF