sábado, 18 de junho de 2011

Soberania à Brasileira



Neste exercício despretensioso de volta ao um passado recente, os três últimos governos
que nós brasileiros alçamos ao poder pelo voto direto, tiveram alguns pontos marcantes que os caracterizaram à luz da história.
Entre os pontos positivos podemos dizer que no governo Collor se deu a abertura das nossas fronteiras à competição do mercado internacional, introduzindo a modernização do parque industrial nacional. As indústrias foram levadas por força de políticas governamentais, a encarar a busca da qualidade e da competitividade como forma de sobreviver e crescer a nova ordem mundial.
Neste período o avanço tecnológico do país foi evidente e um exemplo marcante foi a indústria automobilística que se viu desafiada a produzir, em lugar das carroças apregoadas por Collor, veículos de qualidade e designer mais modernos, bem a gosto de mercados exigentes.
No governo Fernando Henrique vimos o dragão da inflação ser domado com o plano cruzado e a aplicação do cambio flutuante, que tornou o Brasil num interessante mercado aos olhos dos investidores internacionais.
Ocorreram neste período, a fuga de capitais especulativos (que aportam em países de economia instável, transformados em cassino das bancas internacionais), e a chegada de investimentos de longo prazo, com aumento de linhas de credito.
Neste governo se deu também a controversa privatização, que na opinião de muitos entregou o patrimônio do Brasil a preços irrisórios e teria como efeito mais importante o destrave da nossa economia para a era Lula que veio a seguir.
O governo Lula foi caracterizado por importantes conquistas sociais e pelo aumento da oferta de empregos, quando milhões de brasileiros engrossaram o mercado consumidor, saindo da degradante linha de pobreza.
Neste período também o Brasil passou de devedor a credor FMI, tendo pagado antecipadamente sua divida externa.

Num quesito estes três governos tiveram um ponto em comum: a corrupção nos órgãos públicos em todas as esferas.
Collor foi afastado por processo de impeachment em meio à escândalos envolvendo familiares e paraísos fiscais, e com a fuga do país de seu principal colaborador PC Farias.

Os governos de FHC e Lula viveram normalidade institucional tendo completado cada qual oitos anos, como estava previsto.

A Wikipédia mostra a lista de escândalos que ocorreram no Brasil deste os anos 70 até 2010 na esfera político-governamental, que tornam este tema ponto pacifico da nossa história recente. Eles somam mais de duzentos.
Vejam em:



Por isto quando vejo pessoas falando em soberania do Brasil no caso Battisti e acusando o governo da Itália de mafioso, temos que tirar o chapéu para falta de memórias e cegueira política dos defensores da soberania e integridade do Brasil.

Isto não passa de piada... E sem nenhuma graça. O Brasil paraíso do crime e da impunidade tem a petulância de querer dar ao mundo lições sobre direito internacional. Nós não damos conta nem mesmo do direito nacional com os milhares de processos sem solução, mandatos não cumpridos e presídios abarrotados.
E o que dizer da Amazônia que a cada dia se torna mais internacional e mesmo brasileira? E nossas fronteiras escancaradas ao trafico de armas e drogas? E os deputados, prefeitos, vereadores, delegados, juízes presos todo dia em ações da policia federal? E as quadrilhas especializadas em roubos a bancos, a cargas, a fraudes de licitação, a fraude no INSS, e os cambaus? E de desanimar.

E no final das contas tanto faz mais um criminoso nas costas do nosso contribuinte. Como se diz popularmente: Gostou? Leva pra casa.




                                                                                               João Drummond


 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF